6. Sistema de Gerenciamento do Projeto
6.1. Instrumentos de Controle 6.2. Instrumentos de Avaliação 6.3. Instrumentos de Monitoramento Os instrumentos de controle serão relatórios mensais, tendo como objetivo verificar o andamento dos projetos e atividades. Se deve ao fato da necessidade da análise do alcance dos objetivos propostos pelo instituto.
Avaliará o grau os acertos e os erros na execução dos projetos e atividades e o seu nível de qualidade, através de pesquisas junto aos seus participantes. Os relatórios serão individuais para cada projeto ou atividade, e sua confecção é de responsabilidade do responsável direto pelo projeto ou atividade em questão.
6.2. Instrumentos de Avaliação
As avaliações serão trimestrais. Em 1999, se realizarão nos meses de Abril, Julho e Outubro. Seu intuito é verificar o grau do impacto alcançado na sociedade pelos projetos e atividades desenvolvidos.
Inicialmente a metodologia será através da análise dos relatórios de controle e de qualidade dos projetos e atividades durante uma dinâmica de grupo com os integrantes responsáveis pelo instituto. Com o avançar do número de projetos e atividades desenvolvidas, a metodologia de avaliação do impacto passará a ser complementada com o "feedback" das ONGs atendidas pelo instituto em relação a nova dinâmica dos seus projetos próprios nas comunidades atendidas. A responsabilidade pela coordenação e execução destas avaliações serão os diretores do Instituto Academia.
6.3. Instrumentos de Monitoramento
O instrumentos de monitoramento se referem aos pressupostos das várias partes deste projeto. Para cada pressuposto haverá um acompanhamento permanente sobre o seu comportamento.
- Linhas de financiamento disponível no mercado para os projetos e atividades do instituto:
Banco de dados atualizado dos financiadores nacionais e internacionais e suas prioridades de financiamento.
- Participação dos diversos agentes sociais e setoriais nos projetos e atividades propostos do instituto:
Através das atas de presença e participação dos diversos projetos e atividades.
- Disposição e aptidão do corpo dirigente das ONGs do Recife em participar do processo proposto:
Permanente contato com os mesmos, buscando conhecer suas necessidades e anseios.
- Disposição e aptidão do corpo dirigente das ONGs atendidas pelo instituto em aplicar o conhecimento e os instrumentos adquiridos nos seus próprios projetos:
"Feedback" das ONGs sobre a execução dos seus próprios projetos.
- ONGs atendidas pelo instituto executando novos projetos onde as comunidades do Grande Recife sejam atendidas:
"ONGs sobre a execução dos seus próprios projetos.Feedback" das
- Estabilidade econômica nacional:
Acompanhamento através da imprensa especializada.